Força para conquistar Centro de Hemodiálise e UTI para o Frei Gabriel
17 de Fevereiro de 2009
A+ A-

Ciça, Zanto e Narcio unem forças para conquistar Centro de Hemodiálise e UTI para o Frei Gabriel

 

FRUTAL

 

O Frei Gabriel uniu em uma única causa três grandes líderes políticos de Frutal. O ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Antônio Zanto Campos Borges, sua esposa e atual prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) e o deputado federal Nárcio Rodrigues. Em reunião, na prefeitura, eles discutiram uma ação conjunta para viabilizar um Centro de Hemodiálise e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o maior hospital público da região.

 

O primeiro passo será dado esta semana em Belo-Horizonte, quando os três se encontrarão com o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana. A reunião foi marcada por Nárcio para esta segunda-feira (16), antes da audiência dos três com o governador de Minas, Aécio Neves, para assinatura do convênio de instalação do Hidroex em Frutal. Na oportunidade, eles irão convidá-lo para conhecer o hospital.

 

De acordo com o médico Zanto – idealizador do Frei Gabriel – além do Centro de Hemodiálise e da UTI, também será solicitado ao Governo um aparelho de laparoscopia. “Pretendíamos comprá-lo, mas como tem um custo muito alto decidimos incluí-lo na reivindicação que será entregue ao Marcus Pestana (secretário de Estado da Saúde). Espero que ele nos atenda ainda esse ano, pois temos médicos contatados para assumir essas novas especialidades”, relata.

 

Zanto disse estar confiante que a união com o deputado Nárcio e com a prefeita Ciça garantirá a ampliação dos serviços oferecidos pelo hospital. “Tenho certeza que atuando juntos reduziremos o sofrimento de dezenas de pessoas que viajam três vezes por semana para centros de hemodiálise em Uberaba, Barretos e São José do Rio Preto. O Frei Gabriel é referência para os municípios do Baixo Vale do Rio Grande, por isso precisamos de uma parceria ainda mais ampla por parte do governo”, comenta.

 

O médico lembra que, apoiado principalmente pela Prefeitura de Frutal, o hospital estruturou-se e conquistou a confiança de mais de 150 mil pessoas em toda região. “Nós lutamos muito por este sonho. Antes, o que hoje é uma realidade era mato. Atualmente temos capacidade de atender mais de 500 pessoas por dia. Mas ainda não atingimos nosso objetivo, espero que o governador sensibilize e nos ajude a instalar o Centro de Hemodiálise e a construir nossa UTI”, manifesta.

 

História

 

O Frei Gabriel começou a ser construído na primeira gestão do ex-prefeito Toninho Heitor (1992/1996). Foi Zanto, na época vice-prefeito, que incluiu a criação do Hospital Municipal no Plano de Governo. Eleito deputado estadual em 1994, ele viabilizou o início da construção, que depois recebeu recursos de outros parlamentares, entre eles, o deputado federal Narcio Rodrigues. Como prefeito (1997/2000), o médico concluiu as alas de internação e de atendimento. Em seu segundo mandato (2001/2004), Toninho Heitor deu seqüencia a obra e equipou parte do prédio. Ao assumir a Prefeitura, Ciça concluiu o investimento e em junho de 2005, inaugurou oficialmente o Frei Gabriel.

Veja também

COLUNA SOCIAL
PONTO CULTURAL
VEJA TAMBÉM
ENQUETE
O quanto te interessa o processo eleitoral?