Mais de 20 mil alunos voltam às aulas em Ituiutaba
01 de Fevereiro de 2011
A+ A-

Mais de 20 mil alunos voltam às aulas na rede pública e particular de Ituiutaba, a qual se inicia nesta quarta-feira, 2.

 

Na circunscrição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ituiutaba existe um montante de 115 escolas, entre elas 34 escolas públicas estaduais e municipais em Ituiutaba; 46 escolas estaduais e municipais em oito cidades vizinhas e 35 creches e escolas particulares.

 

Nas cidades vizinhas, aproximadamente 20 mil alunos também estarão iniciando seus estudos.

 

Segundo a diretora da SRE de Ituiutaba, Ises Maria Gomes Cintra, as escolas estaduais e municipais, e suas respectivas Secretarias Municipais de Educação dos 8 municípios da regional de Ituiutaba, estão preparando seus quadros de pessoal e a organização das escolas para receber todos os alunos matriculados, visando o início do ano letivo, conforme prevê a resolução da Secretaria de Estado de Educação nº 1750 de 3 de dezembro de 2010, cujo ano letivo está previsto para o dia 2 de fevereiro. Será realizada nesta terça-feira, 1° de fevereiro, reunião geral com todas as equipes de docentes, supervisores, orientadores e diretores como preparação do plano pedagógico que será desenvolvido durante o ano de 2011.

A resolução da Secretaria de Estado de Educação nº 1773 de 22 de dezembro de 2010 determina que as escolas estaduais, sob a responsabilidade do diretor e com responsabilidade solidária do diretor da SRE e dos inspetores escolares, organizem o quadro de pessoal das escolas e isso vem ocorrendo desde o dia 20 de dezembro de 2010, com distribuição de turmas, conforme as matrículas, os encaminhamento das vagas para a SRE e a contratação de pessoal, quando o número de vagas extrapolar o número de professores efetivos e efetivados lotados nas unidades estaduais de ensino do Estado e na regional de Ituiutaba, segundo Ises Cintra.

 

Ontem, 31, a SRE de Ituiutaba recebeu editais de designação de professores para cobrir as vagas em substituição de professores e servidores do quadro administrativo das escolas. Os editais serão publicados na sede da SRE de Ituiutaba, como também em cada escola.

 

Ises Cintra disse que os compromissos da secretária de Estado de Educação, Ana Lucia Gazolla, para todo o sistema educacional mineiro estão sendo mantidos, conclamando também todas as Secretarias Municipais de Educação para uma gestão compartilhada e integrada da educação na regional, visando os compromissos de executar um plano de governo que a sociedade mineira aprovou; garantir a capilaridade das políticas de governo entre todo o sistema educacional e recuperar a auto estima dos educadores; buscar os resultados ainda não atingidos no SIMAVE/PROALFA/PROEB; promover o exercício da autoridade com respeito e democracia, primando pelas boas relações interpessoais; melhorar a interlocução entre a Secretaria de Estado de Educação, Superintendências Regionais de Ensino, escola e municípios; rigor, transparência, correção e compromisso com a ética publica; mutua cooperação entre estado e município; garantia de manifestação dos direitos do cidadão.

 

Em Minas Gerais

 

No próximo dia 2, quarta-feira, cerca de 2,4 milhões de alunos de 3.795 escolas voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais. A data marca o início do ano letivo que terá 200 dias de aula com carga horária de 800 horas para os anos iniciais e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.

 

Na terça-feira, 1º, diretores, professores e funcionários já estarão nas escolas se organizando para receber os alunos na quarta-feira, 2. O dia anterior a volta às aulas marca oficialmente o início do ano escolar. Neste momento, professores e equipe pedagógica se reúnem para organizar as turmas, analisar as avaliações de desempenho dos alunos realizadas no ano anterior, reverem suas metas e começar a elaborar o plano de trabalho para o ano que se inicia. Além disso, os diretores realizam reuniões administrativas com a equipe da escola para preparar o ambiente escolar que receberá os alunos.

 

Em 2011, os principais projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) têm continuidade. Esse é o caso do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), projeto Acelerar Para Vencer, Escola de Tempo Integral, Escola Viva Comunidade Ativa, Pró-Ciência, entre outros.

 

Vagas

 

Todos os estudantes têm direito a vaga para o ensino fundamental ou médio na escola mais próxima de sua casa, o que é garantido pelo cadastramento escolar, realizado todos os anos. No entanto, caso os pais tenham interesse em matricular seus filhos em outra escola de sua escolha, a matrícula só será efetivada se aquela instituição possuir vagas disponíveis.

 

Acompanhamento

 

O início das aulas traz mudanças na rotina não apenas para professores e alunos, mas também para os pais, que devem participar ativamente da vida escolar de seus filhos e acompanhar o seu processo de aprendizagem. Para isso, é importante acompanhar os deveres de casa e trabalhos, manter contato com os professores e direção da escola, frequentar as reuniões e outras atividades promovidas pela escola. Os pais devem acompanhar a frequência e o rendimento de seus filhos e é obrigação da escola informá-los sobre isso.

 

Além disso, os pais devem ficar atentos a possíveis irregularidades como, por exemplo, a cobrança indevida de qualquer tipo de taxa. Serviços prestados pela escola, como matrícula ou emissão de documento escolar são gratuitos, sendo vedada a cobrança por eles. Sobre o uso de uniformes, cada escola pode definir se os utilizará ou não. No entanto, o uso não é obrigatório e nenhum aluno pode ser impedido de assistir aula por não estar de uniforme. Da mesma maneira, o material escolar não pode ser exigido e deve ser fornecido pela escola caso os pais não tenham condições de adquiri-los.

 

O peso das mochilas dos alunos também é uma preocupação constante entre pais e responsáveis. A orientação da SEE aos educadores é para que estes planejem suas aulas de forma que o estudante tenha que levar o mínimo possível de material para a escola e, assim, carregue menos peso no caminho para a escola.

 

No dia 1º de fevereiro, estará disponível, no Portal da Educação, a mensagem de boas-vindas do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Destinada a toda comunidade escolar, os pronunciamentos do governador e da secretária marcam o início do ano letivo na rede estadual de Minas Gerais.

Veja também

COLUNA SOCIAL
PONTO CULTURAL
VEJA TAMBÉM
ENQUETE
O que você vai fazer com o Décimo Terceiro?